O que palavras cruzadas tem a ver com isso?

palavras cruzadas

Eu sou muito fã de palavras cruzadas. Ver aqueles quadradinhos intercalados com enigmas me instiga. Cada um dos espacinhos pede encarecidamente para ser preenchido. Minha primeira ação ao pegar um jornal ou uma revista é ir até as últimas páginas e procurar as palavras cruzadas.

Já ouvi dizer que fazer esse joguinho ajuda a exercitar a memória. Bom, não vejo muito resultado, mas vamos tentando. É certo que não faço ele por causa de memória, e sim pelo desafio!

E o que isso tem a ver?

Nada! Isso mesmo. Nada. Ou talvez tenha, depende do ponto de vista.

Acontece que eu estava centrado vasculhando cada canto da minha mente para lembrar quem foi o primeiro presidente dos EUA, e assim preencher mais uns quadrados das minhas palavras cruzadas. De súbito, pensei em como a vida pode se assemelhar com um joguinho simples desses.

Nas palavras cruzadas o objetivo é completar todo o quadro com base nos enigmas que são dados. Como o próprio nome diz, as palavras são cruzadas, ou seja, uma letra pode formar tanto uma palavra na vertical quanto uma na horizontal. Se eu consigo acertar uma palavra, já tenho uma letra descoberta de outra, facilitando a descoberta de mais uma.

Nossa vida é um tanto parecida, só que no nível hard (super hard para alguns, tipo eu). Temos que nos completar, preencher nossos espaços vazios para melhorarmos, e o que fazemos ou deixamos de fazer para isso são como enigmas. Cada atitude que decidimos tomar nos definem. Cada gesto nosso mostra quem somos. E assim vamos descobrindo o que faltava em cada espacinho.

Quando é descoberta uma coisa a nosso respeito, assim como no joguinho, fica mais fácil preencher mais um espaço.
Da mesma forma que existem pessoas que não gostam de palavras cruzadas, pois possuem preguiça de pensar, também há aqueles que não fazem questão de melhorar e buscar ocupar as lacunas do seu ser, porque dá muito trabalho fazer isso.

Completar o quadro de nossa vida, repleto de espacinhos que precisam ser ocupados ou que necessitam de um upgrade, é uma missão bem difícil. E são poucos que buscam isso ou têm a noção de que tal tarefa se faz necessário. Precisamos melhorar no nosso estado pessoal, financeiro, espiritual, profissional, sentimental, familiar, enfim, áreas não faltam.

Então vamos começar a pensar e agir para sermos melhores. Temos, quero dizer, pelo menos eu tenho muitos espacinhos a preencher. Inúmeros “enigmas” para decifrar. Por isso, adiante, pois há muito a ser feito!

Ps: O primeiro presidente dos EUA foi George Washington. Na hora em que preenchia as palavras cruzadas, eu lembrava somente do sobrenome, pois é o mesmo da capital do país. O primeiro nome não me vinha a memória de jeito nenhum…

Um comentário em “O que palavras cruzadas tem a ver com isso?

Deixe um comentário